Jogos Regionais daí
Tarde do dia vinte de Julho de 2008, mais precisamente logo depois daquele almoço de domingo e conseqüentemente aquele sono e preguiça característicos. Reunimo-nos a fim de partir em direção à estância turística de Itu(até agora pergunto-me o porque dessa denominação...enfim) cidade onde dizem que tudo é grande! Quanto a isso reservo-me ao direito de não expressar opiniões...hehe...mas o que posso garantir-vos, caros leitores, é que grande era a vontade de voltar de lá com o título de campeão e a medalha dourada no peito!! Ahhh medalha de ouro de Jogos Regionais, por que há tanto fugias de mim?
Partimos com a equipe desfalcada pelas estrelinhas que viajariam apenas na segunda-feira, sendo assim éramos este que vos escreve, Thales e Camu três bravos garimpeiros em busca de ouro! O problema é que não tínhamos o mapa do tesouro, o motorista não fazia a menor idéia de para onde nos levaria, sabia apenas que nos dirigíamos à Itu, a cidade onde dizem ser tudo grande... A única informação acerca do alojamento onde ficaríamos de que dispunha era que ficava numa tal rua Bartira dentro do bairro Rancho Grande. Confesso que a julgar pelo nome do bairro tinha a nítida sensação de estar me dirigindo ao campo...ahhh...aquele ar bucólico...nada como uma região arborizada...o canto dos pássaros...uma rede preguiçosa...mas não nos desviemos do objetivo! É preciso focar! Dirigir o pensamento!
Tendo chegado à cidade e não fazendo a menor idéia de para onde ir, nosso amigo motorista parou para pedir informação. Nesse momento, o perneta do Thales colocou a cabeça para fora da janela e perguntou a um pedestre da seguinte forma: “Ô campeão!! Por favor, sabe onde fica o Rancho Fundo??” Ahh...se tivesse sido comigo!! É claro que não perderia a oportunidade e responderia: “Opa! Claro! Fica bem pra láaa....no fim do mundo!!” E o pior é que ele não quis fazer piada, ele se confundiu mesmo. Mais alguns minutos, muitas idas e vindas, tráfego pela contramão e outros crimes de trânsito mais, eis que chegávamos ao alojamento! Primeira coisa a fazer? Claro! Ver a situação do banheiro e chuveiros. E mais uma vez deu aquela vontade de voltar pra casa...hehe.
Nos sentíamos cavalos quando tomando banho, aquilo era muito parecido com uma baia! E tomar banho com as pernas praticamente encostando na privada também não é a sensação mais agradável do mundo. Mas não nos esqueçamos de que sacrifícios às vezes se fazem necessários e para quem teria de agüentar por uma semana o Paulo e toda sua simpatia, tomar banho numa baia era o de menos!
Para compensar a situação deplorável dos banheiros teríamos uma semana gastronômica de dar inveja. Já no primeiro dia o cardápio brindava-nos com lasanha, bife rolê(não faço a menor idéia da grafia correta da palavra, só sei que é muito bom!) e frango! Nessas horas com certeza eu me esquecia dos problemas, até a companhia do Paulo tornava-se suportável, quiçá agradável...tá tá...foi só uma força de expressão. Medalha de ouro para as cozinheiras da delegação Itapetiningana!! Essas com certeza merecem todo o nosso reconhecimento, pois todo ano estão lá para cuidar dos atletas com muita dedicação e carinho.
Falando em carinho, uma de nossas queridas cozinheiras acabou se apaixonando por um certo cabeludinho. Foram palavras da própria apaixonada: "Já faz uns dois dias que estou cobiçando aquele cabeludinho."
Para ilustrar tão romântico acontecimento...
Acredito não ser difícil localizar o referido "casal" na foto, não é?
A competição só começaria na segunda-feira após o famoso congresso específico, sendo assim tínhamos o resto do domingo livre e fomos então assistir jogos de outras modalidades que eram realizados no ginásio que ficava separado do alojamento por apenas uma rua. Ao lado do ginásio localiza-se o estádio municipal Dr. Novelli Junior, como pode-se facilmente perceber estávamos bem localizados para acompanhar diversos jogos e modalidades.
E eis que chega o dia tão esperado, dia de primeira rodada e de conhecer as demais equipes que teríamos de enfrentar ao longo da semana. Éramos a primeira força seguidos por Rafard(guardem bem esse nome). Pouco antes de começar o congresso específico e posteriormente a primeira rodada o restante da equipe chegou acompanhado pelo excelentíssimo presidente Carlos Carlitos. Dizem que este chegou varado de fome! Dizem...
Na primeira rodada após o sorteio dos números para o sistema Schuring enfrentaríamos a equipe de Capão Bonito. Não conhecíamos nenhum dos quatro tabuleiros.
Falando em tabuleiros, nossa configuração era a seguinte:
In the numbeeeeeeeeeeer ooooneee.....Thales Fernandes!! Massacre!! Massacre!! Imbuído por seu profundo conhecimento de 47 variantes de Siciliana e 25 horas de estudo diárias!!!
And the numbeeeeeeeeeeeer twoooooooo.....Henquique Nemeth e daiiiiiiiiiiii!! Natural da cidade de Pato Branco e com larga experiência internacional….
And nowwww.....the number threeeeee....... Paul Littleeeee Baaaaaaaaaaag!! Nosso polivalente membro! Reza a lenda que ele é praticante, além de Xadrez, de diversas outras modalidades...a saber: atletismo...basquete...tênis de mesa...bafo e bolinha de gude!! Quanta flexibilidade para o esporte!!
In the number fooooooour....praticamente afônico....o tiozinho e capitão da equipe...representante da terceira idade....do “alto”(1,71m ??) de seus 21 anos de inexperiência.....desesperado por conquistar finalmente a medalha de ouro nos Regionais já que era a última oportunidade no sub21....Diego Silveira!! Vulgo eu!! Não posso esquecer-me logicamente do quinto elemento!! Nosso lavador oficial de pratos e fã de carteirinha de bandas como Fresno e Nx Zero...além de nutrir um platonismo pelo Rafinha do BBB...Camu!!!!!!! Sua fruta preferida? Banana!!! Mas apesar dos pesares ele é um cara gente boa!!
Abaixo a equipe Itapetiningana e daí...
Voltando à peleja, na primeira rodada vencemos convincentemente por 4 x 0. Convincentemente excetuando-se um certo sufoco sofrido por nosso primeiro tabuleiro em algumas fases da partida...pelo menos é o que dizem por aí...mas como diz o ditado, o jogo só acaba quando termina...né não Talão!? O importante é o ponto na planilha!!
Voltamos então para o alojamento para tirar a barriga da miséria...ah, a melhor parte do dia...que Xadrez que nada! O negócio é comer!! Sem contar que eu nem precisava lavar meu prato, já que tínhamos entre nós um profissional da área. No alojamento intercalávamos nossas atividades...ora comíamos...ora jogávamos tênis de mesa...e nas horas vagas tomávamos um banho estressante na baia e dormíamos...dormíamos ao som de belas canções de ninar entoadas roncadamente pelo Camu e pelo Paulo...dizem que eles têm uma sintonia perfeita...dizem....
No segundo dia enfrentamos a equipe de Salto de Pirapora. Novamente 4 x 0 !! A essa altura do campeonato liderávamos isolados, já que Rafard (nosso principal concorrente ao título) havia perdido um ponto para Salto de Pirapora. Vale lembrar que o salão de jogos era também o local onde tirávamos o peso da consciência...mas isso já é coisa do Thales, então quem não entender favor perguntar a ele...hehe. Dizem que os integrantes da equipe deixaram muito de si naquele salão de jogos. Isso é que é doação em favor de um objetivo comum! hehe
Terceira rodada, mais uma vez vencemos de quatro!! A zero!! Claro. Dessa vez a vítima foi a equipe de Buri. Mantínhamos a liderança isolada e sabíamos que a decisão real do título dar-se-ia na rodada de quinta-feira, onde enfrentaríamos a equipe de Rafard...equipe que nos bastidores vinha falando muito...mas falar não basta!! O que vale é o que acontece dentro das 64 casas.
E eis que chegava o grande dia. Quinta-feira, penúltimo dia da competição. Era o match decisivo para ambas as equipes. Ainda tínhamos um ponto a mais que Rafard e julgávamos que um empate nos bastaria para alcançar o primeiro lugar, já que na última rodada enfrentaríamos a equipe de Morungaba, claro que tínhamos todo o respeito por nossos adversários, mas sabíamos que poderíamos com relativa tranqüilidade conquistar mais quatro pontos a julgar pela performance tanto de nossa equipe quanto de Morungaba durante o torneio. Mas que empate que nada! Jogaríamos pela vitória! Sempre! “Sangue no olho!!!” Era o que diziam alguns...
Seguramente foi o match mais nervoso, partidas duras, rivalidade...título em jogo....e o resultado? Bom...o resultado...3 x 1 a nosso favor!!! Como não poderia ser diferente, sempre tem aquele perneta pra perder um ponto e estragar o 100%!! Por motivos óbvios de respeito à integridade moral e física do tal perneta, não citarei nomes aqui...mas o perneta sabe que é perneta!!
Pernetas à parte, bastaria alguns poucos pontos contra Morungaba na última rodada para que confirmássemos o favoritismo e o título. Vale ressaltar a presença do querido AA(membro daquele outro AA) Antonio Bráulio Neto...cruzis Tony!! no dia do match decisivo contra Rafard. Agora respondam-me a uma simples questão: dá pra dizer que sua presença trouxe sorte à equipe? Tsc tsc
No alojamento sessões de piadas com o comediante Thales Fernandes. Dizem que Ari Toledo aprendeu a ser engraçado com ele. No repertório, além da piada do pintinho Relam, novidades tão engraçadas quanto...
Ah, teve também o dia do compressor! Inala....Inalaaaa..Inalaíííííí....Àqueles não presentes na ocasião tentarei explicar mais ou menos o que aconteceu...em horas um tanto quanto adiantadas da madrugada...o sem função da delegação, Paulo(sempre acompanhado por seu chimarrão...tchê!) do nada ligou um aparelho de inalação que muito mais parecia um compressor de tinta! Put a keep are you!! Recordei-me ao toque...hehe...de tempos atrás...quando ia ao posto de saúde acompanhado pela minha mãezinha para tomar inalação! Caraca! Passou um verdadeiro filme de infância pela minha cabeça...enquanto presenciava aquela cena bizarra...bizarra sim! Ou alguém aí já viu uma mala tomando inalação? Hehe...E foi então que inesperadamente comecei a cantar: Inalaaa...Inalaaa...Inalaíííí...tamanho meu assombro diante da cena...e o pior ainda está por vir...com todo aquele ar entrando...por algum lugar tinha de sair...e acho que nem preciso citar qual era a válvula de escape, não é!? Um grande exemplo de bons modos e educação!
Passado o susto, eis que chegava a sexta-feira! Dia de buscar o caneco! Nesse dia tão importante fomos delicadamente acordados aos gritos pelo querido presidente e pelo perneta do Fernando. Muito estranha a sensação de abrir os olhos assustado e dar de cara com o Abe gritando e pulando freneticamente..hehe. A título de protesto, o relógio não marcava nem seis horas da manhã, mal o sol havia nascido. Quanto respeito ao sono alheio! Hehe.
E nesse dia tivemos uma mudança na equipe. Nosso lavador oficial de pratos e dono de fã clube assumiu o quarto tabuleiro! Depois de muita preparação e longas horas servindo de sparring no alojamento...eis que Camu estava jogando!! E jogando muito bem, diga-se de passagem. Nos demais tabuleiros nenhum susto, e dessa forma mais um placar elástico a nosso favor! 4 x 0! E assim, a equipe Itapetiningana de Xadrez sagrava-se campeã invicta da 52ª edição dos Jogos Regionais!! Favoritismo confirmado!! Preces atendidas!! Ip Ip?? URRAAAAAAAAAA!!!!
Hora da premiação?? Que nada!! Hora de jogar blitz!! Encabeçada por nosso presidente Abescovi e pelo árbitro Olyntho uma comissão organizadora rapidamente se formou a fim de realizar um torneio blitz! Partidas de três minutos! Dois reais de taxa de inscrição! Premiação dividida entre os três primeiros colocados. Estavam estipuladas as regras...hora de bater peças!! Momento de descontração e união entre os mais variados jogadores, das mais variadas equipes. E na classificação final, entre os três primeiros colocados, dois pernetas itapetininganos! Empatados em número de pontos e tendo seus lugares definidos pelos critérios de desempate, Fernando Lopes de Barros e eu, em segundo e terceiro lugares respectivamente. Depois do ping...finalmente a premiação! Itapetininga campeã! CXI campeão e ocupando o lugar mais alto do pódio!!
Em homenagem àqueles que "trabalham" em Brasília, tudo acabou em pizza!! No sábado, um dia após o retorno da equipe à Itapetininga, em comemoração ao título conquistado e em mais um momento de confraternização e união da família CXI rolou aquela pizza de alta categoria!
E assim foi, mais ou menos, a saga da equipe itapetiningana na conquista da medalha de ouro dos Jogos Regionais e daí!!
ps: Num próximo post colocarei o vídeo da premiação e algumas partidas. Tentei colocar o vídeo já neste post, mas deu erro n-ésimas vezes...acho que por ser muito pesado. De qualquer forma, preciso arrumar um programa para montar as partidas e carregar naquele visor, então fica para o próximo.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário
Diga não ao anonimato! Identifique-se!