"Atacai-o onde não estiver preparado. Executai as vossas investidas somente quando não vos esperar." [ Sun Tzu ]

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

A imortal

Caros leitores(na verdade não creio muito na necessidade do "s" ao final...mas sejamos sempre otimistas!! e acreditemos que alguém vai perder uma parcela do seu tempo lendo isto aqui..hehe)Após um longo tempo de hibernação de idéias...uhaiuhihua..na verdade foi longo tempo de falta de tempo! (óhhh)...esses compromissos acadêmicos que atrapalham minha vida!! heheO motivo desta postagem é brindar-vos(não se esqueçam da lei seca!!) com uma partida memorável...quiçá possa ser chamada imortal!! Trata-se do primeiro embate entre este que vos escreve e o querido amigo William Martins...mais conhecido pela alcunha Béquinho. A partida foi disputada numa Olimpíada Municipal Escolar...no ano de 2003 (éeee..isso mesmo..2003..e por ae já vá tendo uma idéia do nível enxadrístico que está por vir...aprender xadrez realmente você não vai..mas certamente irá se divertir...e em muitos lances aconselho-te a nem procurar entender os porques...quais razões nos levaram a fazê-los...até porque acredito que nem mesmo nós sabíamos o que estávamos fazendo direito..).Recordo-me de que era o match decisivo...todos os outros jogos já haviam acabado...restava apenas esta partida. Não conhecia meu adversário e muito menos teoria enxadrística! Falando nisso, minha preparação para o torneio foi intensa...lembro-me de ter reproduzido várias vezes a seqüência de lances que caracteriza o Ataque Fegatello...aquela era minha arma secreta...minha principal linha de jogo...tá...tá...aquela era minha única linha de jogo...se não conseguisse "encaixar" aquela decorada seqüência de lances não saberia mesmo o que fazer dentro das 64 casas...As partidas não tinham controle de tempo...mas também isso nem era preciso...todas acabavam bastante rápido...Minha maior habilidade enxadrística nesse tempo era a de anotar partidas!! Ahhhh...nisso eu era bom...modéstia à parte...era o meu diferencial!!Mas voltemos à partida...há pouco disse que todas as partidas acabavam muito rápido...quase todas! porque essa não acabaria tão cedo...Foi a primeira vez em que me senti dentro de um aquário...todas aquelas pessoas nos olhando jogar...os outros integrantes das equipes...quanta pressão! quanta responsabilidade! quanta vontade de acabar logo com aquilo e deixar de ser o centro das atenções...não me era muito agradável aquela situação...e a partida prosseguia...sem definição...longas horas...até que o organizador do torneio(Robertinho) decidiu que seria necessário um controle de tempo ou ficaríamos naquela até sabe deus quando...E foi nesse momento que a partida tomou rumos de decisão...Acredito que nessa época já havia ido algumas poucas vezes(contáveis nos dedos de uma única mão..mesmo que seja a mão do Lula) ao clube de xadrez e por isso já havia visto um relógio de xadrez e até jogado com ele...e isso foi o que fez a diferença, já que meu adversário nunca tinha jogado com controle de tempo...Não me lembro ao certo qual foi o tempo estipulado pelo organizador...lembro-me apenas de que não era tão pouco tempo assim..mas isso não nos importava...só o fato de haver o relógio ali..fazendo aquele barulho ensurdecedor(!) foi o suficiente para que começássemos um ping alucinante!! peça pra cá...peça pra lá...peça pro chão...peça pro alto...Foi praticamente uma luta de foices no escuro!! e passados uns trinta segundos e muitos..mas muitos lances realizados...a partida teve uma definição!!Atônitos e completamente perdidos levantamo-nos...cumprimentamo-nos...E foi assim que nos tornamos amigos...e assim também que nosso hoje tão querido enxadrista William Martins foi convidado a freqüentar o clube do qual atualmente é um dos mais fortes jogadores.É o xadrez! Este esporte-arte-ciência de tão variadas facetas...que tem o poder de criar amizades que se levarão por toda a vida e proporcionar momentos incríveis como esses.
E finalmente, segue para degustação a tão falada partida...


Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Diga não ao anonimato! Identifique-se!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO