"Atacai-o onde não estiver preparado. Executai as vossas investidas somente quando não vos esperar." [ Sun Tzu ]

domingo, 26 de julho de 2009

Ao mestre, com carinho.

Impossível falar do xadrez itapetiningano sem mencionar o nome de Dr. Léo Orsi Bernardes, que além de ser um dos jogadores mais fortes da cidade é um exemplo de determinação, perseverança e que tem demonstrado ao longo de muitos anos seu amor pelo xadrez.
Sendo o enxadrista de maior idade entre os freqüentadores do Clube de Xadrez de Itapetininga, Dr. Léo, ou Dóquinho, como é carinhosamente conhecido entre os amigos, é uma referência para todos aqueles que se aventuram pelas sessenta e quatro casas de um tabuleiro de xadrez.
Dono de um estilo de jogo clássico, conhecido e temido por sua habilidade em jogar com os peões, Dr. Léo é figura sempre presente nas tardes de sábado quando os enxadristas itapetininganos tradicionalmente se reúnem para agradáveis horas de amizade, conversas, um cafezinho e claro, partidas de xadrez.
Passaria infindáveis horas discorrendo sobre os feitos enxadrísticos desse respeitado médico e grande amigo, mas por ora limitar-me-ei à tentativa de prestar uma modesta homenagem em nome de todos os enxadristas itapetininganos a esse que é um dos maiores responsáveis por hoje podermos dizer com orgulho que fazemos parte de um clube de xadrez.
Não foram poucos os momentos difíceis enfrentados pelo xadrez itapetiningano. Por vários momentos, encontramo-nos em situações adversas em que muitos obstáculos precisaram ser vencidos. E foi exatamente nesses momentos difíceis que provamos ser realmente uma família. Família esta onde temos o querido Dr. Léo como um grande pai.
Nos últimos meses estávamos novamente numa situação complicada. Não dispúnhamos de apoio e nessa situação de completa falta de incentivo mais uma vez interveio aquele que já nos salvara em outras ocasiões parecidas.
Estávamos literalmente sem-teto, quando então o incansável Dóquinho mais uma vez deu vida nova ao xadrez municipal, abrindo as portas de um local onde poderemos desenvolver nossas atividades com tranqüilidade e plantar as sementes para um futuro promissor e vencedor.
É esse espírito de luta e união que prevalece no Clube de Xadrez de Itapetininga, onde temos grandes exemplos a serem seguidos e certamente onde os jovens encontram um ambiente saudável, enriquecedor e propício ao desenvolvimento social e humano.
É com enorme satisfação que hoje, em nome de todos os associados e amigos do xadrez itapetiningano, presto esta singela homenagem ao estimado Dóquinho com a esperança de demonstrar toda a nossa gratidão e reconhecimento por tudo aquilo que já fez e que certamente ainda fará por nosso querido clube de xadrez.
Agradecemos também à gerência da Rodoviária de Itapetininga, na figura do amigo Léo Orsi Bernardes Filho pelo apoio incondicional e enorme receptividade.
Ao amigo Dr. Léo Orsi Bernardes por ser um grande exemplo, por ter nos apoiado em todas as circunstâncias e ter sempre acreditado no xadrez municipal, nossos sinceros agradecimentos. O Clube de Xadrez de Itapetininga orgulha-se muito em tê-lo como padrinho e grande incentivador. Muito obrigado, Dóquinho.


Por Diego Silveira – Diretor de Eventos CXI

5 Comentários:

Clube de Xadrez Guaíra disse...

Essas pessoas são quem nos fazem gostar da modalidade, nos fazem vibrar com os títulos e com os olhos brilhando no olhar de cada um que ensinamos após ter aprendido com os melhores!

Parabéns por reconhecer estes que realmente merecem e fazem de tudo pelo Xadrez!

Parabéns pelo blog e pelas atualizações!

Um grande abraço

Rafael Pimentel
www.cxguaira.blogspot.com
www.blogsdexadrez.blogspot.com

Richard disse...

Richard.

Deixo aqui também meus parabéns ao Dr. Leo que muito nos incentiva e ajuda, sempre gostei de jogar contra ele que assim como os outros jogadores do clube sempre me ensinaram alguma coisa em suas partidas!

Um Abraço a todos!

Francisco Messias disse...

Olá amigos,

Primeiramente parabéns pelo blogger é muito informativo.

Coloquei um link do seu blogger no blogger da LIGA DE XADREZ DE IMPERATRIZ, gostaria que vocês retribuíssem a gentileza, obrigado.

Abraço.

Francisco Messias disse...

http://ligadexadrezdeimperatriz.blogspot.com/

Anônimo disse...

Olá Família CXI!

Depois de um longo e tenebroso inverno, estou voltando....

Não poderia deixar de tecer comentários sobre essa matéria, palavras coerentes sobre o alicerce do xadrez Itapetiningano, o nosso saudoso Doc Léo.

Muito feliz também nosso Diretor de Eventos Diego, mostrando-se um excelente cronista, acho que você escolheu o curso errado rsrsrsrs brincadeira Diegão!

Por derradeiro, espero que esse novo ano possa ser mais movimentado para o nosso xadrez, o verdadeiro xadrez Itapetiningano, oriundo do CXI!

Abraços, Abe

Postar um comentário

Diga não ao anonimato! Identifique-se!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO