"Atacai-o onde não estiver preparado. Executai as vossas investidas somente quando não vos esperar." [ Sun Tzu ]

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

CXI na Copa Franco Montoro 2007!

Manhã de sábado do dia 10 de Novembro por volta das 6:30 hrs (só pra fazer de conta que somos pontuais). Vinte e tantos pernetas reunidos com um propósito em comum: jogar xadrez, se divertir e se possível não apanhar muito dentro das 64 casas.Partimos em direção a São Paulo (terra da garoa e naquele dia sede da IX Copa Franco Montoro) contando com o descartável apoio de nosso amigo navegador Robinho que mais parecia amendoim em boca de banguela, cego em tiroteio...e por aí vai...Só para não variar, muita bagunça no ônibus...bolinhas de papel vão e vem...até que uma delas um pouco crescidinha demais quase atinge nosso amigo JulianoGM numa velocidade incrível...praticamente um projétil...foi por pouco! Quase acertei! Preciso treinar a mira...e arrumar um guarda-costas...já que a brincadeira(de mal gosto? Ahhhhh....=P) quase me rendeu um olho roxo...Me perdoa Juliano? =)Depois de muitas idas e vindas e vindas e idas finalmente com o apoio de nossa ilustríssima guia (esposa do navegador) chegamos ao complexo esportivo onde se daria a peleja. Armas em punho, imbuídos de coragem e desejo de vencer(oh!!) e carregando nosso lanchinho adentramos ao campo de batalha onde centenas de soldados (alguns com cabelos exóticos como aquele tiozinho da trancinha) aqueciam-se e pediam proteção e bênçãos à Deusa Caíssa, enquanto outros (não citarei nomes) pediam para que chegasse logo a hora do lanche! Enfim...E saem os emparceiramentos! Equipes a postos! Súmulas preenchidas (cada letrinha!)...cumprimentos...desejos falsos de “boa partida”(aliás, por que falamos isso se na verdade queremos que nosso adversário entregue a dama no quinto lance e leve mate depois de alguns outros?) E os condutores das Negras podem acionar o relógio!! Não tem mais volta...agora é você e seu adversário...frente a frente...num duelo de inteligência, perspicácia, temperamentos, personalidades, malandragem, experiência e tentativa de não errar muito, ou quem sabe ser o penúltimo a errar. Como não poderia ser diferente...nos encontros pós-partidas o que mais se ouvia nas conversas entre os integrantes do clube eram coisas do tipo: “E ae, ganhou? Ah, não to acreditando até agora cara....como consegui perder aquele final ganho!! Também né...estava muito apurado no tempo...” ou ainda, “Nossa! Aquele mate foi...lindo!! Entrei com a dama dando xeque...ele era forçado a responder Rg2...ae eu jogava cavalo xeque e mate no próximo(nesses casos o ouvinte não entende %$#* nenhuma do que aconteceu, mas em um gesto de amizade e compreensão se faz de entendido como se estivesse vendo a tal posição ali na sua frente)...vc precisava ter visto...pena que a partida não é anotada pra eu te mostrar (ainda bem né)...mas foi muito bonito!”.Outros comentavam comportamentos não muito louváveis de outros enxadristas que em momentos de descontrole mandavam seus oponentes a lugares que não poderei citar aqui...Calma senhores!! E tira a mão do tabuleiro Béquinho!!Ah, já ia me esquecendo. Ouvi dizer que um de nossos companheiros quando já na fase final de sua partida, com ambos os jogadores no ping...aquela correria de reis e peões desordenadamente ordenada...num desespero por acionar o relógio do outro(na verdade, é isso que importa no verdadeiro apuro de tempo, não? Nessas horas é importante ter agilidade!! Mas não só mental...mas corporal mesmo...pra “bater” rápido no relógio...aliás, estes são os que mais sofrem nessas horas)...mas voltando ao caso, disseram que nosso ilustre amigo numa atitude confiante e com o intuito de amedrontar seu oponente pegou a dama que já não mais fazia parte do jogo e ficou segurando-a...como se quisesse dizer: “Tá vendo isto? É uma dama...e ela vai entrar já já no jogo pra te destruir....ah, já estou até me vendo promovendo aquele peãozinho ali...”. Agora me perguntem se isto realmente aconteceu!! Que nada, nosso intrépido amigo deve estar até agora com a dama na mão tentando coroar!!! E talvez tentando entender como pôde perder aquele final, que diga-se de passagem, estava GANHO!! Aliás, este mesmo amigo (e isto que contarei agora é realmente verdade, pois eu presenciei!) na primeira rodada ao chegar à mesa para jogar começou dizendo: “Puts, esses caras viu...me falaram que eu viria aqui para jogar damas e agora é xadrez? Bom, já que estamos aqui...como é mesmo que se movem os peões?” Bom, mas agora acredito que ele já tenha aprendido, afinal de contas seu adversário pelo que eu vi o ensinou direitinho...Mas não vou mais falar sobre ele, porque já está parecendo perseguição.Acredite quem quiser, mas fomos para um torneio de xadrez e acabamos como torcida de um jogo de futsal, Puc x Drummond!! Eita joguinho feio...também né, não quiseram seguir os conselhos da torcida: “Vamo lá time!! O ataque da minoria!!”, “Ataca por f3!! Se não der certo usa o fianchetto!!” Vale ressaltar que nesse momento fazíamos nosso piquenique...a tão esperada hora do lanche!! Como não poderia ser diferente, os comentários a respeito de partidas ganhas que acabaram sendo perdidas continuavam. Mas um comentário me chamou a atenção e me fez rir discretamente: “Ow Abe, quantos lanchinhos você já comeu? Eu? Ah, só uns três”.(só se for por minuto =])Ah, num dos intervalos entre as rodadas teve também um quase pedido de namoro por parte de nosso amigo filé...que segundo dizem é apaixonado por um enxadrista de Itararé...mas isso deve ser boato, né Thiago? Eu acredito em você!! Ah, quase me esqueci...ontem tomei um café com o Fischer e jogamos algumas partidas...ganhei umas, perdi outras, acho que eu não estava muito inspirado ontem...Acho que do torneio não há mais nada que eu queira citar, aliás...se pudesse queria esquecer de muita coisa que aconteceu...vocês não imaginam os finais ganhos que eu perdi!! Inacreditável...Enfim, é chegada a hora de voltar para Itapecity. Os casais, como não poderia ser diferente estavam no maior “love”....esse negócio de ficar contando dinheiro na frente de pobre não é justo! Mas o que vale ressaltar mesmo da viagem de volta é a atuação de nosso amigo Forrest Gump(vulgo Béquinho) que nos brindou com suas aventuras e peripécias...uma melhor que a outra, se fosse para comentar cada uma delas daria para escrever um livro. Quem estava presente pôde acompanhar e dar boas risadas, talvez não o Thales que não sabia nem de quem estava tomando tapa.Estórias e mais estórias, algumas verídicas...outras já não se sabe...e então chegamos em casa!! Todos cansados(de apanhar?)...mas felizes! Afinal de contas é sempre bom viajar com esse bando de pernetas...podemos até não ganhar nada nos torneios, mas a diversão é garantida!! E isso é o que vale!! Somos a família CXI!! Que a cada dia ganha novos filhos e segue construindo sua história. E que venha a próxima viagem!! Novas estórias, risadas e surras no tabuleiro! E mais um IP, IP, URRA ao CXI !!

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Diga não ao anonimato! Identifique-se!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO